Proposta Pedagógica

Berçário Sant'Anna

Conheça nossa proposta pedagógica

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento humano e social da criança de 0 a 5 anos de idade, nos aspectos físico, emocional, afetivo, cognitivo, linguístico e social. Oportuniza aos educandos, nestes primeiros anos de vida, a vivência de momentos prazerosos e enriquecedores, em que as relações interpessoais, as diversas áreas do conhecimento, a ludicidade, a investigação, a reflexão, o imaginário, a construção de experiências, farão parte do processo de aprendizagem.

A proposta pedagógica do Colégio Franciscano Sant'Anna, na Educação Infantil, valoriza o universo infantil, com ênfase ao lúdico, essencial no processo ensino-aprendizagem e no desenvolvimento global e harmônico da criança. Para acontecer o aprendizado é proporcionado o máximo de oportunidades naturais para que a criança construa os seus conhecimentos a partir das atividades múltiplas, respeitando-a a idade, a unidade e a lógica individual.

A avaliação na Educação Infantil é um processo diário, realizado por observações, sondagens, registros sistermáticos individuais, do grupo e dos projetos, estabelecendo conexões entre a criança e o outro, entre esses e suas famílias, bem com o educador e o ambiente em que a criança vive. O resultado final se dá por meio da elaboração de relatórios das atividades desenvolvidas e de pareceres pedagógicos descritivos, nos quais, mediante critérios previamente planejados pelos educadores e amplamente comunicados às famílias, conste o acompanhamento do desenvolvimento do educando, que deve estar de acordo com os objetivos da Proposta Pedagógica e do Plano de Atividades.